WWW.PRONATEC.MEC.GOV.BR/INSCRICAO  - WWW.PRONATEC.COM.BR – CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS 2014 - INSCRIÇÃO ONLINE PRONATEC Para você que deseja se especializar em uma área e se preparar para o mercado de trabalho, saiba que o projeto do governo lançado em 2011 oferece cursos técnicos gratuitos pelo programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no site www.pronatec.mec.gov.br você poderá conferir os cursos disponíveis e ainda fazer a sua inscrição no mesmo tempo.

O objetivo do Programa Pronatec é formar, desenvolver, capacitar pessoas para o dia a dia de trabalho, trazendo melhores condições de vida para a população brasileira na educação profissional e tecnológica.

 

 

pronatec-logo1

CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS 2013 – WWW.PRONATEC.MEC.GOV.BR

O Pronatec tem como o principal motivo interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.

COMO SE INSCREVER NO PRONATEC?

Existem várias iniciativas como:

Expansão da Rede Federal – que conta com mais de 350 unidades que oferece cursos de formação inicial e continuada, técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.

Programa Brasil Profissionalizado – foi criado para ampliar a oferta e o fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o governo Federal.

Rede e-TecBrasil esse é para quem quer fazer cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou qualificação profissional a distancia, lembrando que são gratuitos. Você vai encontrar nas instituições SENAI, SENAC, SENAR E SENAT.

Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem – esse modulo é para pessoas que possui uma baixa renda e foco principal é para estudantes e trabalhadores. As instituições que oferecem os recursos gratuitos são SENAI, SENAC, SESC E SESI.

FIES Técnico e Empresa é para aqueles que deseja fazer um financiamento do curso com as melhores condições para técnicos ou formação iniciada ou continuada e profissional para instituições como SENAI SENAC, SENAT E SENAR.

Bolsa Formação é para alunos que terminaram ou estão matriculados no ensino médio, são oferecidos cursos gratuitos.

Na verdade as vagas serão abertas nas escolas estaduais, nos institutos federais da educação, ciência e tecnologia e nos serviços de aprendizagem como SENAI E SENAC.

Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Você encontra três tipos de curso como Técnico para quem concluiu o ensino médio, com o período de um ano, Técnico para quem ainda está concluindo o ensino médio, com período mínimo de um ano e Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com período mínimo de dois meses.

Você pode consultar os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo programa Pronatec no seu Município pelo endereço http://spp.mec.gov.br/consultaofertas/futuras

Veja o Catálogo nacional de cursos técnicos pelo endereço http://pronatec.mec.gov.br/index.php/component/banners/click/7

Guia Pronatec de cursos FIC pelo endereço http://pronatec.mec.gov.br/index.php/component/banners/click/8

Depois de escolher o seu Curso técnico, saiba que você poderá fazer a inscrição pela internet

Para mais informações, perguntas ou sugestões acesse o site oficial do Programa Pronatec WWW.PRONATEC.MEC.GOV.BR