CPF – CADASTRO DE PESSOA FÍSICA é o registro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas e estrangeiras com negócios no Brasil). O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.

Você pode fazer o cadastro (inscrição) do CPF na Receita Federal pela internet acessando esse endereço:https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. Antes você teria que ir ao correio e pedir o formulário para preencher e enviar para Receita Federal, agora você faz tudo pela internet.

cpf

 

PEDIDO DE REGULARIZAÇÃO DO CPF

Se você está com seu CPF irregular devido não ter declarado imposto de renda nos últimos 5 anos ou outras situações, o próprio titular pode fazer o pedido de regularização, sabendo que deve ser maior de 16 anos.

Para os menores de 16 anos tutelados, curatelados e outras pessoas físicas sujeitas à guarda judicial deve ser feita pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial.

Se o seu CPF está em situação cadastral suspensa, é possível fazer o pedido de regularização pela internet entrando nesse endereço: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/Cpf/Regularizar/Regularizar.asp.

Agora se ele não está suspenso você deve fazer o pedido nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos correios. A taxa é de R$ 5,70.

Você pode acompanhar o seu pedido de regularização do CPF nesse endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atcta/cpf/ConsultaAndamento.asp

Para mais informações acesse o sie http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/cpf/cadastropf.htm