Bom saber que, hoje você pode ter mais benefícios com a internet, solicitar vários tipos de serviços onde é mais rápido e prático. Saiba que o agendamento para solicitar a carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) e o seguro desemprego pode ser feito pela internet.

Nesse endereço http://www.mg.gov.br/governomg/portal/v/governomg/43724-emissao-da-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-ctps-1-e-2-via/0/5369

Caso você não consiga acessar a internet, existem os Centros Estaduais de Políticas de emprego e Renda (Ceper) ou Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Lembrando que esse tipo de serviço é para o Estado de Minas Gerais.

 

image_12

 

Depois de ter agendado, você deve comparecer uma das unidades (UAIS) do estado ou unidades Ceper em Belo Horizonte, Araxá, Ipatinga, Araguari, Itabira, Sabará, Matozinhos, São Sebastião do Paraíso, Viçosa e Timóteo. Entre outros municípios  não é necessário fazer agendamento, pois é por ordem de chegada.

Aqueles que informam o número do celular recebem mensagem SMS lembrando local e horário marcado para o atendimento. Quando a carteira está pronta e disponível para retirada, outra mensagem é enviada.

Caso o trabalhador não possa comparecer na data e horário agendados, deverá entrar em contato por telefone com o Ceper ou UAI.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR A SUA CARTEIRA DE TRABALHO

Documentos necessários
•  Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento, se solteiro. Casados ou viúvos deverão apresentar certidão de casamento original. Divorciados ou separados deverão apresentar certidão de casamento original com averbação.
•  CPF (ou Folha da Receita Federal, ou dos Correios com o número ou na Identidade, ou na Carteira Nacional de Habilitação)
•  Comprovante de residência ou do local de trabalho com CEP.
•  Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o trabalhador deverá levar também 02 (duas) fotos 3×4 recentes e com fundo branco. Nos Ceper, a foto é retirada gratuitamente no guichê de atendimento e fica pronta na hora.
•  Trabalhadores maiores de 18 anos devem apresentar também o extrato de PIS ou da Rais Caged. O extrato de PIS poderá ser retirado em uma agência da Caixa Econômica Federal e da Rais Caged  na Superintendência Regional do Trabalho (Rua dos Tamoios, nº 596 – 12º andar, Centro – Belo Horizonte/MG).

Fonte: http://www.trabalho.mg.gov.br/carteira-de-trabalho.html