Todo trabalhador que tem a carteira assinada tem direito a Previdência Social, por casos de invalidez, aposentadoria ou qualquer outro motivo de afastamento do trabalho que envolve a saúde. O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto em lei. O GPS é a Guia da Previdência Social, o único documento que da acesso ao pagamento de contribuições sociais dos contribuintes individuais.

previnss

Se você deixou atrasar a sua Guia da Previdência Social, saiba que é possível emitir uma segunda via pela internet.

COMO EMITIR 2 VIA GPS INSS GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL?

Para emitir a segunda via antes você precisa estar com os seus documentos em mãos como o número do PIS/PASEP e deve escolher se é antes ou a partir de 29/11/1999 , clique no link abaixo:

SOLICITAR GPS INSS OU  2 VIA ATUALIZADA (CADASTRADO ANTES DE 29/11/1999)

SOLICITAR GPS INSS OU 2 VIA ATUALIZADA (CADASTRADO A PARTIR DE 29/11/1999) 

Para você solicitar deve-se colocar a categoria se é Autônomo, Domestico, Empresário, Facultativo e Segurado Especial, depois preencha os campos em aberto como o número do seu NIT ou PIS/PASEP, para conseguir ter sucesso na emissão do documento é necessário preencher os campos que possui o asterisco, pois são obrigatórios.

Se você por algum motivo não tem o número do NIT ou PIS/PASEP pode ligar para o número 135 para obtê-lo.

Fez o processo, clique em dados cadastrais e verifique se está tudo certinho, se os seus dados estiverem de acordo, agora é só confirmar.

Você será direcionado a uma página, onde poderá fazer a solicitação da 2 via da guia da previdência social que está em atraso.

Se desejar poderá consultar o código exato pelo site, caso haja algum problema entre nesse endereço e veja como preencher a guia de forma manual http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=84